domingo, 20 de julho de 2008

Insetos

(Clique nas imagens para ver os detalhes)
Eu faço coleção de insetos e aí vai parte dela:


Nome vulgar: Mutuca de cavalo
Nome científico: Tabanus modestus ou Tabanus sudeticus
Eu achei ela caída, morta no chão. O vôo dela é pesado e a sua picada é bem doída.






Nome vulgar: Agrião ou Mosca de chuva
Nome científico: Agrion virgo
Achei na escola e coloquei uma garrafa em cima. Não sei porque tem esse nome de agrião.






Nome vulgar: Borboleta cabeça de fósforo
Nome científico: Urbanus proteus
Essa meu pai achou no jardim de casa. Pesquisei e vi que ela está em extinção. Fiquei encabulado.






Nome vulgar: Borboleta comum
Nome científico: Eurema deva
Essa aí é uma das mais comuns que eu achei por aí. Meu pai pegou no meio do mato. A asa dela tá desbotada porque eu coloquei no álcool. O certo é colocar um algodão com amônia perto para que ela morra.





Nome vulgar: Borboleta monarca falsa
Nome científico: Papillio zagreus
Essa meu pai achou na calçada, toda pisada, por isso que ela está toda massacrada. É uma das mais bonitas que eu tenho. Parece a borboleta monarca, mas não é.


Nome vulgar: Borboleta pequena
Nome científico: Olane adf
Também achei essa no jardim de casa. Ela é muito pequena. Foi incrível como meu pai pegou: ela estava voando, aí ele pegou ela no ar! Desconfio desse nome científico dela mas foi o que eu achei.




Nome vulgar: Abelha comum
Nome científico: Apis mellifera
Esse foi maneiro. Eu peguei na escola, ela estava numa poça de refrigerante, e eu coloquei uma garrafa em cima. foi estranho quando eu coloquei no álcool, e ela colocou uma coisa amarela para fora da boca (veja a imagem).


Nome vulgar: Vaga-lume
Nome científico: Lampyris noctiluca
Esse aí estava no sofá de casa, e eu só virei o pote em cima dele. Ele é pequeno. Não sabia que ele pertencia à ordem dos besouros.




Nome vulgar: Carrapato estrela
Nome científico: Amblyomma cajennense
Meu pai pegou no meio do mato, por onde andam muitos cavalos. Nem sei como ele conseguiu achar, de tão pequeno. A cabeça do alfinete é metade dele!




Nome vulgar: Mosca dos chifres
Nome científico: Haematobia irritans
Não sei porque é chamado de mosca dos chifres. Encontrei ela rastejando no chão de casa. Pesquisei que ela causou doenças no gado.

Um comentário:

  1. EI THALES!ADOREI SEU BLOG,PARABÉNS!CONTINUE PESQUISANDO,POIS É MUITO INTERESSANTE!!!BEIJOSSSS

    ResponderExcluir

Frase da semana

"Não troco minha boca fechada, por suas palavras vazias."